AIDS e HIV

Sabendo mais sobre a AIDS
A sigla Aids significa Síndrome da Imunodeficiência Adquirida. O vírus  da Aids é conhecido como HIV e encontra-se no sangue, no esperma, na secreção vaginal e no leite materno das pessoas infectadas pelo vírus. Demorar até 10 anos para se manifestar. A pessoa portadora do vírus HIV, mesmo não tendo desenvolvido a doença, pode transmiti-la.
As principais formas detectadas até hoje são: Transfusão de sangue; Relações sexuais sem preservativo; Compartilhamento de seringas ou objetos cortantes que possuam resíduos de sangue; Da mão para o filho durante a gestação ou amamentação.
Um portador do vírus da Aids pode ficar até 10 anos sem desenvolver a doença e apresentar seus principais sintomas. Isso acontece, pois o HIV fica "adormecido" e controlado pelo sistema imunológico do indivíduo. Quando o sistema imunológico começa ser atacado pelo vírus de forma mais intensa, começam a surgir os primeiros sintomas. Quando a resistência começa a cair ainda mais, várias doenças oportunistas começam a aparecer: Pneumonia; Alguns tipos de câncer; Problemas neurológicos; Perda de memória; Sarcoma de Kaposi.
...